Dados Gerais

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Dados Gerais

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

O município de Capelinha localiza-se no alto Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, nas nascentes do Rio Fanado, afluente do Rio Araçuaí. O relevo municipal pertence às escarpas rochosas dos compartimentos da Serra do Espinhaço e chapadões do Planalto Cristalino, sendo que o município atinge as fraldas da Serra da Noruega. Sua sede municipal situa-se nas coordenadas 17º45’18” de latitude sul e 42º28’15” de longitude pelo Meridiano de Greenwich, numa altitude de 840 metros, a 286 Km em linha reta de Belo Horizonte. Tem como limites, a leste, o município de Angelândia, a oeste, Itamarandiba; ao sul, Água Boa e São Sebastião do Maranhão; ao norte, Minas Novas e Turmalina; a noroeste, Veredinha e a sudoeste, Aricanduva. Sua área total é de 965,37 Km².

Cerca de 25% do território municipal possui relevo montanhoso, alcançando uma altitude máxima de até 1.210 metros na Serra de Noruega e a mínima de de 379 metros nos vales dos rios Itamarandiba e Fanado; 40% das terras são onduladas e 35% do território são constituídos de terrenos planos que incluem vastos planaltos ou chapadões, cobertos de campos naturais (cerrado, cerradinho capoeria, etc.), florestas plantadas e lavouras de café. Na porção sul do município encontram-se resquícios de mata atlântica.

A rede hidrográfica apresenta como mananciais de maior destaque os rios Itamarandiba, Fanado, São Lourenço e os ribeirões Fanadinho, Sena e dos Francisco. O rio Itamarandiba e o Ribeirão São Lourenço definem os limites dos municípios de Capelinha e Itamarandiba.

O clima da região é tropical, com aproximadamente seis meses secos (de abril a setembro) e com o período de precipitação máxima ocorrendo durante os meses de novembro, dezembro e janeiro. A precipitação anual chega a 1200mm. A temperatura média anual é de 25°C, sendo a média máxima de 26,4°C e a média mínima de 17°C, A umidade relativa média anual do ar na região varia entre 70 e 80% (INMET), chegando a até 50% nos períodos de estiagem, que pode atingir até seis meses, tendo seu auge no período de julho a agosto.

Os limites municipais

– ao norte, Minas Novas, Turmalina e Veredinha;

– ao sul, Água Boa e São Sebastão do Maranhão;

– a leste, Itamarandiba e Aricanduva

– a oeste, Angelândia e Setubinha.O município é servido principalmente pelas rodovias MG-120, MG-214 e MG-308. Possui um aeroporto regional, com pista pavimentada e balisada com instrumentos, numa extensão de 1.200 metros.

LOCALIDADES URBANAS E RURAIS DO MUNICÍPIO

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]