Capelinha em Alerta Laranja: Inmet adverte para possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a cidade de Capelinha, que se encontra em área de alerta laranja devido à previsão de chuvas intensas. O aviso classifica o grau de severidade como perigo e está em vigor desde as 09h50min do dia 02/01/2024, estendendo-se até as 10h00min do dia 03/01/2024.

Os riscos potenciais incluem chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 km/h. Esses eventos climáticos aumentam a probabilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Diante dessa situação, o Inmet emitiu algumas instruções para a população tomar medidas preventivas. Em caso de rajadas de vento, a recomendação é evitar se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Outras medidas de segurança incluem, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. A população de Capelinha também é orientada a obter informações adicionais junto à Defesa Civil Municipal, por meio dos contatos telefônicos e de WhatsApp no número (33) 9 9873-0914, bem como junto ao Corpo de Bombeiros, no telefone 193.

A Prefeitura de Capelinha e demais órgãos competentes estão atentos à situação e prontos para prestar o suporte necessário à comunidade. A colaboração da população na adoção das medidas de segurança é fundamental para minimizar os riscos associados às condições climáticas adversas.

Por Vicente Alves – Jornalista registro 0021818/MG