LEI Nº 1275/2003 – Regulamentação Serv.Funerário no Município

0
488

LEI Nº 1275/2003

DE: 26/11/03

Dispõe sobre: Regulamentação do Serviço Funerário no Município de Capelinha e dá outras providências.

O Povo do Município de Capelinha, por seus representantes na Câmara Municipal, aprovou e eu, Prefeito Municipal, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:

 

Artigo 1º – Os serviços funerários e de cemitério do Município de Capelinha, considerados serviços públicos essenciais, deverão ser prestados diretamente pelo Poder Público à cidadania, podendo ser explorados por terceiros, mediante a celebração de contratos de concessão ou permissão, ou ainda através de convênios com entidades civis.

 

Artigo 2º – A concessão para exploração dos serviços funerários e de cemitérios no território do Município, será sempre outorgada após concorrência pública ou outro meio de licitação permitido em lei e após vistoria e emissão de parecer técnico das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social.

 

Artigo 3º – Os serviços funerários de que tratam o artigo 1º desta Lei, compreenderão:

I – Agências Funerárias para comercialização de urnas, caixões e esquifes nos níveis simples, médio e luxo, infantil e adulto, coroas artificiais e naturais, registro de óbitos e transporte de corpos cadavéricos humanos,

II – Salão de velório com espaços e arejados, compartimentados e ambientados para o velório simultâneo de pelo menos 04 (quatro) corpos cadavéricos humanos, com instalações dignas (banheiros públicos e individuais, cantina apropriada, quartos de descanso para familiares e amigos);

III – Depósito para guarda de urnas, caixões, esquifes e demais artigos congêneres;

IV – Veículos apropriados exclusivamente para a remoção de corpo cadavérico humano, em número mínimo de 03 (três) devidamente licenciados em nome da empresa;

V – Equipamentos adequados para o transporte de corpos cadavéricos, ossadas e membros;

VI – Necrotério próprio, com sala de tanatopraxia com equipamentos necessários para preparação, conservação e restauração de corpos (embalsamamento);

VII – Pessoal para intermediação de serviços nas repartições públicas ou privadas, inclusive municipais e cartórios de registros civis;

VIII – Funerária contendo escritório, sala e quarto de descanso para funcionários, com atendimento de 24 horas e telefone à disposição;

IX – Pessoal técnico e profissional preparado para atender todas as necessidades fúnebres, inclusive na preparação de corpos cadavéricos humanos.

 

Artigo 4º – São critérios para concessão dos serviços de que tratam o artigo 1º desta lei, além das normas e exigências mínimas previstas na Legislação Federal, as seguintes condições:

I – A concessão será por prazo fixo, mediante contrato bilateral, por prazo determinado e não inferior a 10 (dez) anos, podendo ainda ser renovada uma ou mais vezes, a critério da Prefeitura Municipal;

II – O contrato de concessão a ser assinado pela Prefeitura e pela empresa ou firma individual escolhida através do processo de licitação, deverá constar as principais exigências desta lei e cláusulas que protejam os cidadãos de qualquer forma de exploração absurda;

III – Disposição da concessionária em atender mensalmente sem nenhum custo há pelo menos duas pessoas indigente ou reconhecidamente pobre com urna e transporte dentro do Município;

IV – Somente poderão participar do processo licitatório, empresas estabelecidas no Município há pelo menos 05 (cinco) anos e que estejam rigorosamente em dia com suas obrigações financeiras junto à Fazenda Pública Federal, Estadual e Municipal, bem como junto ao INSS – Instituto Nacional de Seguro Social.

 

Parágrafo Único – Em caso de descumprimento de quaisquer das condições previstas nesta lei e no contrato a ser assinado pelas partes, a Prefeitura poderá cassar a respectiva concessão, mediante instauração de processo administrativo e assegurado à  concessionária o direito de ampla defesa;

 

Artigo 5º – A critério da Prefeitura e com vistas às necessidades da população, poderá haver mais de uma concessionária de serviço funerário no Município.

 

Parágrafo Único – A hipótese prevista neste artigo não poderá ocorrer, elevando-se o número de concessionárias, senão ao final do contrato e por ocasião prevista para renovação da concessão em vigor.

 

Artigo 6º – Os cemitérios do Município terão caráter secular e serão administrados e fiscalizados diretamente pela Prefeitura ou por particulares autorizados por lei ou mediante concessão nos termos desta lei, sendo permitido a todas as confissões religiosas praticar neles os seus ritos.

 

Parágrafo Único – Associações religiosas, particulares e as concessionárias de Serviço funerários, poderão na forma da lei, manter cemitérios próprios, mediante prévia autorização da Prefeitura Municipal, estando, porém sujeitas à fiscalização do Município e às normas desta lei;

 

Artigo 7º – A administração de qualquer cemitério será exercida por encarregado, designado conforme o caso,pela Prefeitura, pela Associação religiosa ou particular ou pela Concessionária do serviço funerário, ao qual compete:

I – zelar pela perfeita obediência às disposições desta lei;

II – manter o cemitério aberto de 6 às 18:00 horas;

III – zelar pela limpeza e organização do mesmo;

IV – providenciar para que o serviço de sepultamento seja executado com pontualidade e presteza;

V – manter em dia a escrita do cemitério;

VI – exercer todas as medidas de política que lhes pareçam afetadas ao serviço.

 

Parágrafo 1º – O encarregado é o principal responsável pela boa ordem nos serviços do cemitério e responderá administrativamente por quaisquer irregularidade ou infrações ao disposto nesta lei.

 

Parágrafo 2º – Embora permitida nos cemitérios a prática de todas as confissões religiosas, o encarregado fica autorizado a impedir aquelas que, a juízo da autoridade competente, forem consideradas abusivas e contrárias à lei e à moral pública.

 

Artigo 8º – A escrita do cemitério constará de um livro de registro, onde se mencionarão os enterramentos em ordem numérica, constando o nome do falecido, idade, sexo, estado civil, filiação, naturalidade, “causa mortis”, data e lugar do óbito, número do jazido e o nome do responsável imediato por quaisquer providências e notificações a respeito.

 

Parágrafo Único – O livro de que trata este artigo poderá ser substituído por fichário, desde que as fichas satisfaçam aos requisitos acima.

Artigo 9º – Nos cemitérios existentes na cidade, bem como nos das Vilas. Povoados e Distritos, não será permitido enterramento sem a apresentação da competente certidão de óbito.

 

Artigo 10 – Os sepultamentos serão feitos em sepulturas separadas umas das outras, todas elas numeradas formando ruas ou avenidas e classificadas em sepulturas comuns, temporárias e perpétuas.

 

Artigo 11 – São comuns as sepultura destinadas a receber adultos ou infantes em geral, para os quais não seja solicitado privilégio de espécie alguma.

Parágrafo 1º – As sepulturas comuns são gratuitas e nelas os adultos serão enterrados pelo prazo de 05 (cinco) anos e os infantes pelo prazo de 03 (três) anos;

 

Parágrafo 2º – Decorridos os prazos previstos no presente artigo, as sepulturas poderão ser abertas para novos enterramentos;

 

Artigo 12 – As sepulturas temporárias, são aquelas concedidas por prazo determinado e mediante o pagamento de uma taxa, podendo ser:

I – por 10 (dez) anos, para um só sepultamento;

II – por 20 (vinte) anos, com direito ao sepultamento de cônjuge e de parentes consangüíneos até segundo grau.

 

Parágrafo 1º – O prazo de que trata o inciso I poderá ser prorrogado por mais 10 (dez) anos, mas sempre sem direito a novos sepultamentos.

Parágrafo 2º – O prazo no inciso II poderá ser prorrogado por mais 20 (vinte) anos, desde que requerida a prorrogação antes de findo o terceiro qüinqüênio da concessão.

 

Artigo 13 – As sepulturas perpétuas, são as adquiridas mediante concessão do terreno, por tempo indeterminado e destinadas ao sepultamento de parentes de qualquer grau, obedecidas, entretanto as normas desta lei.

 

Parágrafo 1º – O sepultamento de pessoas, que não cônjuges ou parentes consangüíneos até o segundo grau, só se fará nas sepulturas perpétuas mediante autorização por escrito do proprietário e pagas ainda as taxas devidas.

 

Parágrafo 2º – Nas sepulturas perpétuas poderão ser sepultados infantes ou para elas trasladado os seus restos mortais.

 

Artigo 14 – O requerimento de concessão de sepultura temporária ou perpétua será dirigido conforme o caso, ao Prefeito, ao responsável pela Associação ao proprietário da concessionária e poderá ser apresentado:

I – antes do falecimento da primeira pessoa a utilizar a sepultura, quando terá opção de escolha do local;

II – após o falecimento e sepultamento da primeira pessoa, quando não terá opção de escolha do local;

 

Parágrafo Único – A classificação da sepultura para a qual já se requereu concessão nos termos deste artigo só se fará após o despacho de respectivo requerimento.

 

Artigo 15 – Nenhum concessionário de sepultura ou carneiro poderá dispor de sua concessão, seja qual for o título, salvo os direitos de sucessão legítima.

 

Artigo 16 – Em qualquer dos casos previstos na presente lei, será de 05 (cinco) anos, para adultos, e de 03 (três) anos, para infante, o prazo mínimo a vigorar entre dois sepultamentos no mesmo jazigo.

 

Parágrafo único – Para novo sepultamento em qualquer concessão, deve previamente ser apresentado, à administração o respectivo título.

 

Artigo 17 – Excetuados os casos de investigação policial ou transferência de despojos, nenhuma sepultura poderá ser reaberta, mesmo a pedido dos interessados, antes de decorridos o prazo de que trata o artigo anterior.

 

Parágrafo único – Mesmo decorrido o prazo legal, nenhuma exumação será permitida sem autorização da autoridade competente.

 

Artigo 18º – As sepulturas comuns terão a forma de covas funerárias e serão abertas no terreno com as seguintes dimensões:

I – para adultos – 2,00m de comprimento, 0,75m de largura e 1,70m de profundidade;

II – para infantes – 1,50m de comprimento, 0,50m de largura e 1,70m de profundidade.

 

Parágrafo 1º – Nos cemitérios com deficiências de espaços e ouvidas as autoridades competentes, poderá a Prefeitura permitir que as dimensões de comprimento e largura previstas neste artigo se limitem à possibilidade de conte o esquife destinado à sepultura.

Parágrafo 2º – Nos cemitérios não previstos no Parágrafo 1º  deste artigo a administração manterá sempre construídas e em condições de ser utilizadas um mínimo de três sepulturas comuns para adulto e três para infantes.

Parágrafo 3º – Aos que morreram em estado de pobreza certificado na forma da lei será dispensado o pagamento da taxa de construção da respectiva sepultura.

Parágrafo 4º – Nenhum sepultamento será efetuado sem ter a administração do cemitério expedido o talão do pagamento da construção da sepultura ou guia de isenção, esta quando verificada a hipótese do parágrafo anterior.

Artigo 19 – Toda e qualquer sepultura receberá uma chapa ou placa de numeração colocada pela administração do cemitério.

Parágrafo 1º – As sepulturas temporárias e as perpétuas poderão receber placa de luxo, colocada pelo interessado mas de acordo com o padrão especial e uniforme para cada classe adotado pela administração.

Parágrafo 2º – A colocação de cruzes e outros símbolos, facultado em qualquer tipo de sepultura, ficará a critério e cargo exclusivo dos respectivos interessados.

Artigo 20 – para fins de embelezamento poderão ser feitos gramados ou canteiros, ao nível de arruamento e rigorosamente limitados ao perímetro da sepultura.

Parágrafo único – A construção de gramados ou canteiros previstos neste artigo ficará sempre a cargo dos interessados, mas realizada sob rigorosa fiscalização do encarregado do cemitério.

 

Artigo 21 – As concessões perpétuas só serão feitas para sepulturas do tipo previsto no item I do artigo 18, em mausoléus, carneiros simples ou geminados e sob as seguintes condições, mencionadas no título de concessão:

I – possibilidade de uso da sepultura pata cônjuge e parentes;

II – obrigação de construir, dentro de um ano após o primeiro sepultamento, os baldrames convenientemente revestidos e cobrir a sepultura, a fim de ser colocada a lápide ou construído o carneiro;

III – obrigação de construir o carneiro no prazo máximo de cinco anos, contados do primeiro sepultamento.

 

Parágrafo único – O não cumprimento da obrigação prevista no item III deste artigo fará caducar a concessão, transformando-se automaticamente a sepultura perpétua em temporária nos termos do item II do artigo 12, observados ainda o Parágrafo 2º do mesmo artigo.

 

Artigo 22 – a construção de carneiro ou mausoléu será permitida exclusivamente nas sepulturas perpétuas, e a sua execução compete privativamente aos interessados, sob rigorosa fiscalização do encarregado do cemitério.

 

Parágrafo 1º – Para efeitos deste artigo são adotadas as seguintes definições:

a) baldrame – alicerce de alvenaria para suporte de uma lápide;

b) carneiro – cova com as paredes laterais revestidas com tijolos ou material similar, tendo internamente, o máximo de 2,50m de comprimento por 1,25m de largura (o fundo será ou não constituído pelo terreno natural);

c) carneiro geminado – dois carneiros e mais o terreno entre eles existente, formando uma única sepultura para membros da mesma família;

d) jazigo – palavra que serve para designar tanto a sepultura simples como o carneiro,

e) lápide – laje que cobre o jazido e recebe uma inscrição;

f) mausoléu – monumento funerário suntuoso que se levanta sobre o carneiro.

Parágrafo 2º – As construções de que trata este artigo só serão executadas nos cemitérios, depois de expedido o alvará de licença, que será apresentado ao encarregado juntamente com uma planta de construção aprovada pela Prefeitura.

 

Artigo 23 – A Prefeitura exigirá, sempre que possível, sejam as construções de baldrames, carneiros e mausoléus executados por construtores legalmente habilitados.

 

Artigo 24 – A conservação dos cemitérios ora sob a responsabilidade do encarregado ora sob a fiscalização compreende:

I – conservação geral;

II – conservação particular.

 

Artigo 25 – A conservação geral diz respeito à manutenção do cemitério em perfeito estado, livre de danos em suas edificações, perfeitamente limpo e asseado.

 

Parágrafo 1º – o encarregado providenciará periodicamente uma limpeza geral das ruas ou avenidas do cemitério, cujas despesas devem ser custeadas conforme o caso, pela Prefeitura, pela associação religiosa responsável ou pela concessionária.

 

Parágrafo 2º – De três anos, mediante representação do encarregado, a Prefeitura, a associação responsável ou a concessionária se for o caso, realizará nova caiação do muro, capela e depósito funerário do cemitério.

Parágrafo 3º – O encarregado do cemitério é o responsável pela conservação das sepulturas comuns, sendo porém, permitido que os interessados as ordenem com símbolos ou flores respeitadas as disposições desta Lei.

 

Artigo 26 – A fim de evitar danos e prejuízos ao cemitério, o encarregado não deverá permitir:

I – o ingresso de crianças desacompanhadas de adultos, salvo quando façam parte de cortejo fúnebre;

II – o ingresso de quaisquer espécies de animais no cemitério;

III – o ingresso de veículos, a não ser carros funerários ou automóveis de passeio que acompanhem o féretro.

 

Artigo 27 – É proibido preparar, dentro do cemitério, pedras ou outros materiais destinados à construção de jazidos ou mausoléus, devendo o material estar no cemitério em condições de ser empregado imediatamente.

 

Parágrafo Único – Os restos de materiais provenientes de obras, conserva ou limpeza de túmulos, devem ser removidos pelos responsáveis, imediatamente após término do serviço.

 

Artigo 28 – Compreende-se por conservação particular a condizente com a manutenção de cada sepultura temporária ou perpétua em bom estado e respectivo embelezamento.

 

Parágrafo 1º – Os serviços de conservação e limpeza de jazidos previstos neste artigo só poderão ser executados por pessoa registrada na administração do cemitério ou por empregado dos concessionários, mediante permissão expressa do encarregado.

 

Parágrafo 2º – É condição para a renovação de prazo das sepulturas temporárias a boa conservação destas pelo concessionário.

 

Parágrafo 3º – Por ocasião da caiação de que trata o § 2º do artigo 35, serão também intimados os concessionários a proceder à limpeza dos carneiros e mausoléus que, a critério de administração, estiverem exigindo nova caiação ou pintura.

 

Artigo 29 – A Prefeitura deixará as obras de conservação, melhoramento e embelezamento das concessões, tanto quanto possível, ao gosto dos proprietários, reservando-se porém, o direito de rejeitar tudo aquilo que julgar prejudicial à boa aparência geral do cemitério, à higiene e segurança.

 

Artigo 30 – Não se permitirá sepultamento em cemitério improvisado na zona rural, a não ser quando, em circunstâncias imperiosas, a Prefeitura conceder antecipadamente permissão para tal fim.

Parágrafo 1º – Os cemitérios improvisados nos termos deste artigo deverão, na medida do possível irem se adaptando com um mínimo das disposições previstas nesta Lei.

 

Parágrafo 2º – Mesmo na hipótese deste artigo, observar-se-ão, nas concessões, o prazo previsto no artigo 4º desta Lei e o direito à renovação.

 

Artigo 31 – As atuais funerárias existentes no Município, poderão ser consideradas concessionárias do serviço funerário, independentemente da licitação, a partir de 1º de janeiro de 2004, desde que:

I – exerçam o ramo há mais de cinco anos no Município;

II – preencham os demais requisitos desta Lei e requeiram a concessão até 15 de dezembro do corrente ano.

 

Parágrafo Único – Mesmo na hipótese deste artigo, observar-se-ão, nas concessões, o prazo previsto no artigo 4º desta Lei e o direito à renovação.

 

Artigo 32 – Os atuais cemitérios existentes em todo o Município, na medida do possível e a partir da publicação desta, deverão procurar adequar-se às exigências desta Lei.

 

Artigo 33 -Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

 

Prefeitura Municipal de Capelinha, 26 de novembro de 2003.

 

Gelson Cordeiro de Oliveira

Prefeito Municipal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui